Body:

Álcool: pode beber depois de tomar vacina?

28/06/2022 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

Há muito tempo as vacinas deixaram de ser vistas como necessidade apenas para crianças e idosos. Durante a pandemia de Covid-19, em especial, pessoas de todas as faixas etárias buscaram a imunização. E de acordo com o Google, desde o início da campanha contra o coronavírus, a pergunta mais buscada foi: “pode beber depois da vacina?”

A resposta é sim. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), não há contraindicação de bebidas alcóolicas, e a ingestão não interfere na vacina.

A dúvida é justificada. Muitos medicamentos interagem com o álcool e provocam efeitos indesejados, além de poder prejudicar seu efeito. Esse não é o caso da vacina, tanto a de Covid-19 quanto qualquer outra.

Quanto posso beber?

A SBIm alerta, porém, que álcool em excesso, ou seu uso crônico e abusivo, podem enfraquecer o corpo e diminuir a resposta do sistema imunológico a longo prazo. Portanto, pode beber depois da vacina, mas com moderação.

Mas o que seria considerado excesso? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até uma dose por dia para mulheres, e até duas doses por dia para homens. Por exemplo, uma dose de álcool corresponde a 350 mL de cerveja (uma lata), 150 mL de vinho (uma taça) ou 45 mL de destilado (um shot).

Além disso, não é aconselhado passar de 21 doses por semana para homens, e de 14 doses para mulheres.

Seu calendário de vacinação está em dia? Confira aqui.

Posts relacionados
Butantan-DV, vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan

Vacina contra dengue do Butantan é enviada para aprovação da Anvisa

O imunizante é uma parceria do centro de pesquisa brasileiro com o Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH) e a farmacêutica MSD.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 18 de dezembro de 2024

Pesquisadores criam vacina que usa bactérias para atacar câncer

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina bacteriana que demonstrou sucesso no ataque às células cancerígenas.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 27 de novembro de 2024

Brasil livre do sarampo: país recupera certificado após cinco anos

O Brasil recebeu mais uma vez o certificado da eliminação do sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). O atestado é da Organização […]

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 13 de novembro de 2024