Álcool: pode beber depois de tomar vacina?

28/06/2022 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

Há muito tempo as vacinas deixaram de ser vistas como necessidade apenas para crianças e idosos. Durante a pandemia de Covid-19, em especial, pessoas de todas as faixas etárias buscaram a imunização. E de acordo com o Google, desde o início da campanha contra o coronavírus, a pergunta mais buscada foi: “pode beber depois da vacina?”

A resposta é sim. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), não há contraindicação de bebidas alcóolicas, e a ingestão não interfere na vacina.

A dúvida é justificada. Muitos medicamentos interagem com o álcool e provocam efeitos indesejados, além de poder prejudicar seu efeito. Esse não é o caso da vacina, tanto a de Covid-19 quanto qualquer outra.

Quanto posso beber?

A SBIm alerta, porém, que álcool em excesso, ou seu uso crônico e abusivo, podem enfraquecer o corpo e diminuir a resposta do sistema imunológico a longo prazo. Portanto, pode beber depois da vacina, mas com moderação.

Mas o que seria considerado excesso? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até uma dose por dia para mulheres, e até duas doses por dia para homens. Por exemplo, uma dose de álcool corresponde a 350 mL de cerveja (uma lata), 150 mL de vinho (uma taça) ou 45 mL de destilado (um shot).

Além disso, não é aconselhado passar de 21 doses por semana para homens, e de 14 doses para mulheres.

Seu calendário de vacinação está em dia? Confira aqui.

Posts relacionados

Brasil sai da lista de países com mais crianças não vacinadas

Apesar do quadro local promissor, o relatório da OMS apresentou preocupação com a situação global, que ainda não atingiu o patamar pré-pandemia, registrado em 2019.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 18 de julho de 2024

5 coisas que você precisa saber sobre o sarampo

O sarampo preocupa neste mês de férias escolares e Olimpíadas de Paris. Com maior número de viajantes, o vírus pode voltar a circular no país.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 09 de julho de 2024

Vacinas para viagem: saiba quais destinos exigem e quais documentos levar

Assim como decidir o destino, adquirir as passagens e coordenar as datas, o cuidado com a saúde deve ser planejado com antecedência para evitar surpresas e garantir um passeio tranquilo. As vacinas para viagem, por exemplo, precisam ser tomadas pelo menos 15 dias antes para que tenham tempo de desenvolver a proteção.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 19 de junho de 2024