Body:

Além do básico: as vacinas que estão somente nas clínicas particulares

14/05/2025 Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

Nem todas as vacinas disponíveis estão no posto de saúde. Imunizantes mais comuns, como BCG e febre amarela, são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas há diversos outros que estão somente nas clínicas particulares.

Há diferença mesmo nas vacinas que já têm uma versão na rede pública. Algumas garantem menor chance de reação (como febre, por exemplo), enquanto outras têm uma cobertura maior de doenças ou permitem maior número de doses.

Por isso, recomenda-se buscar as clínicas particulares sempre que possível para garantir o máximo de proteção. Conheça algumas das vacinas em que há diferença:

Abrysvo

O que é? Vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos maiores responsáveis por infecções respiratórias graves. O SUS aprovou sua incorporação recentemente, mas ainda não está disponível.

Para quem? Gestantes entre 32 e 36 semanas, idosos e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.

Gardasil 9

O que é? Vacina contra HPV. Protege contra 9 tipos do vírus, enquanto a versão do SUS cobre apenas 4 – além de ter uma faixa etária mais restrita.

Para quem? Meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade.

Shingrix

O que é? Vacina contra herpes-zóster e suas complicações, especialmente a neuralgia pós-herpética (NPH).

Para quem? Indivíduos a partir de 50 anos de idade e imunocomprometidos ou pessoas com risco aumentado para herpes-zóster a partir de 18 anos.

Meningocócica B

O que é? Vacina contra meningites e infecções causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

Para quem? A partir dos 2 meses de idade, em duas doses com intervalos de dois meses, ou qualquer idade se ainda não foi aplicada.

Meningocócica ACWY

O que é? Vacina contra meningites e infecções causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Para quem? Para crianças a partir de 2 meses, com duas doses e três reforços, adolescentes e adultos conforme recomendação. Apesar de estar disponível no SUS, ela é oferecida somente em uma dose entre 11 e 14 anos.

Beyfortus

O que é? Anticorpo monoclonal que protege contra formas graves da infecção do vírus sincicial respiratório (VSR).O SUS incorporou o medicamento recentemente, mas ele ainda não está disponível na rede pública.

Para quem? Bebês de até 2 anos, em especial prematuros, durante sua primeira temporada do VSR.

Pneumo 15

O que é? Vacina composta por 15 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) conjugados com a proteína CRM197. No SUS, há apenas a versão contra 10 tipos.

Para quem? Bebês a partir de 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e reforço entre 12 e 15 meses; ou dose única a partir dos 24 meses.

Pneumo 20

O que é? Vacina composta por 20 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) conjugados com a proteína CRM197. No SUS, há apenas a versão contra 10 tipos.

Para quem? Bebês a partir de 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e reforço entre 12 e 15 meses.; ou dose única a partir dos 24 meses.

Portanto, procure uma unidade da Saúde Livre para conferir o calendário vacinal da sua família.

Posts relacionados

5 mentiras sobre a vacina da gripe

Todos os anos circulam diferentes fake news sobre a vacina contra gripe. A desinformação é um grande obstáculo para atingir a meta de vacinação […]

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 08 de maio de 2025
Butantan-DV, vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan

Vacina contra dengue do Butantan é enviada para aprovação da Anvisa

O imunizante é uma parceria do centro de pesquisa brasileiro com o Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH) e a farmacêutica MSD.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 18 de dezembro de 2024

Pesquisadores criam vacina que usa bactérias para atacar câncer

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina bacteriana que demonstrou sucesso no ataque às células cancerígenas.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 27 de novembro de 2024