Body:

Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados

27/11/2023 Notícias | Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

O vírus da chikungunya pode estar mais perto de ser combatido. O Instituto Butantan, junto com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva, mostrou que o imunizante que está sendo desenvolvido induziu uma resposta positiva em 98,8% dos casos.

A vacina está na terceira fase de ensaio clínico, que está sendo conduzido no Brasil. Dessa forma, a expectativa é de solicitar a aprovação Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil e na European Medicines Agency (EMA), na Europa, ainda no primeiro semestre de 2014. Além disso, ela já foi aprovada nos Estados Unidos pelo órgão regulador do país, a Food and Drug Administration (FDA).

O estudo mostrou que a vacina de chikungunya funciona tanto para quem já teve contato quanto para quem nunca se expôs ao vírus. Em quem já se contaminou anteriormente, encontraram-se anticorpos protetores em 100% dos casos.

Segundo Esper Kallás, diretor do Butantan, “os dados são excelentes e mostram que estamos no caminho certo. É uma vacina segura e com alta capacidade de induzir anticorpos protetores. Estamos otimistas que, respeitando todas as etapas de estudos e validação pelos órgãos reguladores, poderemos oferecer essa vacina para proteger as pessoas desta doença que infelizmente acomete o país”.

Chikungunya

Em 2023, registraram-se 143.739 casos prováveis de chikungunya no Brasil, com 82 óbitos confirmados. De acordo com o Ministério da Saúde, as regiões mais afetadas são o Sudeste, seguido no Nordeste e do Centro-Oeste.

Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são os responsáveis pela transmissão. Os principais sintomas são febre, dores nas articulações, dores pelo corpo, erupção avermelhada na pele, náuseas, vômitos e diarreia.

A doença, que já circula em mais de 110 países, pode deixar sequelas, como por exemplo fortes dores crônicas nas articulações, além de gerar complicações graves em recém-nascidos.

Posts relacionados

Vacina inédita para hanseníase será testada no Brasil

A hanseníase, uma das doenças mais antigas do mundo, pode finalmente ganhar uma vacina. A Fiocruz recebeu autorização da Anvisa para testar a LepVax.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 17 de outubro de 2024

Reino Unido inicia desenvolvimento de vacina contra câncer de ovário

Uma nova vacina contra câncer pode estar disponível nos próximos anos. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram o início do desenvolvimento de um imunizante contra o câncer de ovário.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 10 de outubro de 2024

5 coisas que você precisa saber sobre vacina de HPV

Introduzida em 2006, a vacina de HPV passou por extensivos testes antes do lançamento e depois apresentou na prática sua eficácia: diversas regiões viram as taxas de câncer de colo de útero caírem após o início da aplicação do imunizante.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 03 de outubro de 2024