Body:

A vacina contra o HIV está cada vez mais próxima

23/12/2021 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

Isso mesmo, há anos que cientistas estudam e se esforçam para desenvolver uma vacina eficiente contra o vírus do HIV. Sabe-se que hoje existem tratamentos que dão a chance de portadores terem uma boa qualidade de vida, diferente de antigamente, quando o diagnóstico era sinônimo de sofrimento e morte. 

Com a vacina da COVID-19 no centro das atenções, foi inevitável o questionamento sobre a rapidez ao se desenvolver essa vacina durante a pandemia, e porque não acontece o mesmo com a vacina do HIV, visto que é um vírus que matou e mata ainda muitos dos seus portadores. 

Isso ocorre pois, enquanto o Sars-Cov-2 tem algumas dezenas de variantes conhecidas, o HIV tem centenas ou até milhares de variantes dentro de uma mesma pessoa, o que dificulta bastante o desenvolvimento de uma vacina.

Conforme consta em notícia no site do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), o Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), deu início aos testes da primeira vacina para prevenção da infecção pelo vírus HIV, responsável por causar, na ausência de tratamento, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Nos testes, o estudo irá utilizar como vetor da vacina o ‘Adenovírus 26’, um vírus inofensivo aos seres humanos. Os voluntários precisam tomar quatro doses da vacina e a expectativa é de que, a partir da primeira dose, o organismo já comece a produzir os anticorpos necessários para a defesa contra o HIV.

Além do Brasil, o estudo internacional intitulado ‘Mosaico’, acontecerá também em outros países como Argentina, Itália, México, Peru, Polônia, Espanha e Estados Unidos, e tem cerca de 3,8 mil voluntários no total.

O que é o Mosaico?

O MOSAICO é um estudo global e o único da fase 3 do mundo que tentará provar se uma vacina experimental pode prevenir a infecção pelo HIV. Para fazer isso, o estudo incluirá alguns grupos sociais de alta vulnerabilidade a essa infecção. Se o MOSAICO comprovar que as vacinas do estudo funcionam, será um passo muito importante no caminho para encontrar uma vacina segura e eficaz para a prevenção do HIV.

Na pesquisa, serão testadas duas vacinas de HIV experimentais: 

Vacina AD26 

Vacina GP140. 

São chamadas de “experimentais”, pois ainda não foram aprovadas para uso geral, mas estão sob investigação em estudos clínicos (como o MOSAICO) quanto a sua segurança e eficácia. Não se sabe se o regime de vacina será seguro para uso em pessoas ou se funcionará para prevenir a infecção pelo HIV.

É importante ressaltar que o estudo tem como objetivo, saber se a vacina é segura, quais os possíveis efeitos colaterais que podem ser esperados, além de entender melhor como funcionará a resposta imunológica de todos os participantes do estudo e se a vacina de fato é capaz de prevenir a contaminação pelo vírus do HIV. 

A expectativa é de sucesso, internacionalmente todos possuem os mesmos objetivos, e se unem para um bem maior que é a prevenção de uma doença que até hoje causa medo. 

É a ciência trabalhando para cuidar da sua saúde! 

Previna-se, use camisinha!

Posts relacionados

Pesquisadores criam vacina que usa bactérias para atacar câncer

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina bacteriana que demonstrou sucesso no ataque às células cancerígenas.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 27 de novembro de 2024

Brasil livre do sarampo: país recupera certificado após cinco anos

O Brasil recebeu mais uma vez o certificado da eliminação do sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). O atestado é da Organização […]

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 13 de novembro de 2024

Vacina brasileira para câncer de próstata é aprovada para ensaios clínicos nos EUA

Uma vacina terapêutica contra o câncer de próstata foi aprovada para estudos clínicos pela FDA, agência reguladora dos Estados Unidos. A vacina foi desenvolvida por pesquisadores de Porto Alegre, onde ela está sendo testada desde 2002.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 07 de novembro de 2024