Quem precisa tomar a vacina contra o HPV
Se você já ouviu falar sobre a vacina do HPV, há grandes chances de você ter ficado com algumas dúvidas a respeito, e se você desconhecia essa vacina, agora é a hora de entender tudo sobre ela e tirar todas as dúvidas sobre quem precisa tomar a vacina contra o HPV, e já aviso que essa leitura, serve para homens e mulheres.

A abreviação significa Vírus do Papiloma Humano, é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e o HPV possui mais de 200 tipos.
A vacina contra o HPV quadrivalente previne contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18. Também previne o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais (condiloma).
A vacina contra o HPV pode ser feita a partir dos 9 anos de idade, e quanto antes melhor!!
Não é incomum encontrarmos pessoas que ainda possuem um certo preconceito a respeito da vacina contra o HPV. Há quem se questione a verdadeira necessidade de vacinar crianças contra uma doença que é sexualmente transmissível, haja visto que nessa idade, provavelmente ela ainda não tenha uma vida sexual ativa. E é justamente esse o ponto chave para fazermos a vacina o quanto antes, pois o fato de ainda não ter havido um contato com o vírus e por ter uma melhor resposta do sistema imunológico que a vacina é recomendada a partir dessa idade.
A vacina contra o HPV é inativada, o que significa que ela não tem como causar a doença, sendo extremamente segura e eficaz.
Você pode se vacinar pelo SUS, mas atenção às recomendações da faixa etária.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina para:
- Meninas de 9 a 14 anos de idade, ou 15 anos caso já tenha realizado a primeira dose da vacina;
- Meninos de 11 a 14 anos;
Indivíduos de 9 a 26 anos de ambos os sexos nas seguintes condições:
- convivendo com HIV/Aids;
- pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia;
- transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.
NAS CLÍNICAS PARTICULARES ESSA COBERTURA É MAIOR
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam:
- Meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade.
- Meninos e jovens de 9 a 26 anos
Lembrando que a vacinação deve ser realizada o mais precocemente possível.
É importante lembrar que homens e mulheres em idades fora da faixa de licenciamento também podem ser beneficiados com a vacinação, de acordo com critério médico.
ATENÇÃO AS POSSÍVEIS CONTRAINDICAÇÕES À VACINAÇÃO CONTRA O HPV.
A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas que apresentaram anafilaxia após receber uma dose da vacina ou algum de seus componentes.
A vacinação só estará completa se você fizer o esquema de doses recomendado.
- Para meninas e meninos de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias são indicadas duas doses, com intervalo de seis meses entre elas (0 – 6 meses).
- A partir dos 15 anos, são três doses: a segunda, um a dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose (0 – 1 a 2 – 6 meses).
Quem já teve ou trata HPV também deve vacinar
A vacina pode ser tomada mesmo por pessoas que fazem tratamento ou já tiveram infecção pelo HPV, pois ela pode proteger contra outros tipos de vírus HPV, e prevenir a formação de novas verrugas genitais e risco de câncer.
Não deixe de vacinar contra o HPV, a vacina é segura e traz muitos benefícios se tomada precocemente, apesar de muitos tabus envolverem a vacina, estudos foram realizados e foi comprovado sua eficácia e segurança. Procure uma clínica próxima de você e faça a vacina contra o HPV, a prevenção sempre será a melhor escolha. Você e sua família merecem esse cuidado.