Conheça as perspectivas do mercado da saúde para 2022
Nos últimos dois anos o assunto vacina veio à tona como nunca se viu antes. Ainda que no passado tenhamos enfrentando uma corrida aos postos e clínicas de vacinação em busca do imunizante contra a gripe, nunca se falou tanto em vacina como em 2020 e 2021.
Embora a vacina contra a COVID-19 não tenha chegado à rede particular, vimos a conscientização pela imunização e pela saúde de um modo geral. O mercado, de fato, está aquecido.
Porém, algumas mudanças na tendência de consumo foram observadas quando se fala em saúde.
No passado não se falava em atendimento domiciliar, sendo este hoje um serviço essencial para quem quer se diferenciar no mercado. Mas não é só isso, o mundo está mais tecnológico e as pessoas querem soluções que estejam na palma da mão.
Em 2022 vamos observar cada vez mais a tecnologia como diferencial nos serviços de saúde. O consumidor pós pandemia se acostumou com as facilidades implementadas no período, e, embora estejamos ansiosos pelo retorno da vida ao “normal”, o fato é que a rotina de agora nunca mais será como foi no período pré-pandemia.
A tecnologia vai ser cada vez mais um grande diferencial, seja no atendimento ou na forma de fazer o marketing da empresa. E não se está falando aqui de um post em redes sociais, o marketing digital vai muito além disso.
Você precisa estar em todos os lugares que o seu cliente está, oferecendo todas as soluções possíveis para as “dores” dele.
Levando em consideração essas perspectivas, trouxemos alguns diferenciais que serão relevantes em 2022.
Pontos para ficar atento em 2022
1. Análise de dados:
Fazer marketing com base em previsões e achismos, sem uma análise inteligente dos seus clientes ficou no passado. As ações precisam ser o mais assertivas possíveis, e aí entra a grande funcionalidade do popular marketing digital.
Algoritmos, inteligência artificial, sistemas de automação e até os bots, entre outros recursos, são fundamentais para quem quer fazer marketing com estratégia.
Para quem ainda não implementou essa realidade no seu negócio e ainda pensa que marketing digital é post no instagram, saiba que você está ficando pra trás.
Atrair um cliente para a venda de um serviço de saúde não é atrair um comprador para um par de sapatos. É preciso ter muito mais estratégia para se tornar referência nessa área.
2. Facilidades tecnológicas
Como já dissemos, o novo consumidor quer tudo na palma da mão e quer agora.
Você não só precisa estar bem posicionado no mundo, precisa ser digital.
Fazer uso de plataformas digitais que facilitem a vida do cliente, ter um site, um blog ou um app, enfim disponibilizar facilidade digitais ao cliente.
3. Estar atento à LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor em 2020, mas as sanções só puderam passar a ser aplicadas em 2021.
A partir de agora as adequações que não forem implementadas são passíveis de denúncia e consequente sanção.
Por isso, para aqueles que ainda não se adequaram, saiba que a tendência é que cada vez mais as pessoas estejam atentas aos seus direitos e busquem a aplicação da referida lei.
Especialmente em negócios da área da saúde muitos dados sensíveis são coletados dos clientes, motivo pelo qual é necessário verificar se a sua empresa está realizando os procedimentos conforme as exigências legislativas.
4. Oferecer informação
Quer se tornar referência na sua área? Oferece informação de qualidade sem que o consumidor precise pedir.
As pessoas estão mais interessadas em assuntos ligados à saúde e querem estar em contato com o seu médico ou com a sua clínica de referência.
Dar suporte e estar acessível ao cliente são diferenciais cada vez mais relevantes para quem consome serviços de saúde.
Economicamente, o que esperar de 2022?
Financeiramente não estamos falando de um ano com perspectivas promissoras. Isso indica a necessidade de ser mais competitivo, ou seja, investir em diferenciais que levem o consumidor até a empresa.
Ainda que estejamos falando de um cenário econômico em que se prevê um crescimento mínimo, o mercado sempre estará aberto para quem pretende dinamizar, adaptar e inovar rapidamente.