Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

09/02/2024 Empreendedorismo | Notícias Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento atingido no ano passado foi de R$ 240,661 bilhões, resultando em um aumento de 13,8% em relação a 2022.

Os números excederam as projeções, que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. A pesquisa mostrou ainda uma rápida recuperação após o período de pandemia – em relação a 2019, o reforço foi de 28,9%.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou um dos melhores avanços, com 17,5%. Ele ficou atrás apenas de Alimentação – Foodservice (17,9%) e na frente de Hotelaria e Turismo (16,4%). O número total de operações no país atingiu 195.862, representando 6,2% a mais do que no ano anterior.

Dessa forma, de acordo com a ABF, 2023 teve um recorde histórico no número de redes de franquia identificadas, que subiu 7,6%, chegando 3.311 marcas. O índice é quase o dobro da projeção da entidade, que esperava cerca de 4%. Além disso, outro recorde foi no total de empregos diretos gerados, que expandiu 7,1%, somando 1.701.726 postos de trabalho.

Crescimento de franquias

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, a Associação apontou a melhora do quadro macroeconômico (como menor inflação, retomada do emprego e PIB positivo) e aprimoração das práticas nos últimos anos. Também indicou-se o avanço da digitalização (como vendas on-line), a omnicanalidade e a adoção de formatos híbridos.

“Como as pesquisas indicam, o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um caminho mais pavimentado e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. Cabe ressaltar também a grande variedade de opções no mercado e o aprofundamento dos planos de expansão e a diversidade de formatos, de maneira a se adaptar a diferentes situações”, afirmou o o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Por fim, para 2024, a projeção é de crescimento de 10% no faturamento, 5,5% em número de unidades, 5% em redes e 5,5% no número de empregados diretos do setor.

Conheça mais sobre as franquias da Saúde Livre.

Posts relacionados

A importância da vacina de HPV para homens: estudo mostra queda nos casos de câncer

Enquanto a literatura médica tem documentado a redução significativa nos casos de câncer em mulheres imunizadas contra o papilomavirus humano, as pesquisas sobre os […]

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 29 de maio de 2024
Vítimas e socorristas do Rio Grande do Sul recebem orientações.

Rio Grande do Sul: as vacinas recomendadas para vítimas e socorristas

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) divulgaram nesta semana uma nota […]

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 17 de maio de 2024

Chuvas: como cuidar da saúde em situações de emergência?

Fortes chuvas têm afetado o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, provocando enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. Segundo a Defesa Civil do […]

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 09 de maio de 2024