Clínica de Vacinação: um modelo de negócio rentável
A clínica de vacinação tem se mostrado a cada dia ser um negócio rentável dentro de um mercado que cresce a cada dia. Além disso, os próximos produtos que serão lançados no mercado de vacinação vêm para consolidar a vacinação não só como algo voltado para o público infantil, mas também para adolescentes, e principalmente para adultos.
Desde 2020 o Brasil vem presenciado o boom da abertura de estabelecimentos de vacinação. Mas esse mercado requer experiência para explorar todo o potencial que ele pode entregar. Não estamos falando aqui de experiência em saúde, mas de conhecimento da indústria farmacêutica e dos detalhes que envolvem o serviço de vacinação.
O mercado da vacina movimenta bilhões por ano, e já vinha experimentando um crescimento considerável antes mesmo da COVID-19, que só acelerou o processo de crescimento.
O fato é que se trata de um negócio que exige um baixo investimento e entrega muito pra quem trabalha bem e sabe o que está fazendo.
Percepção da população sobre a vacinação

A empresa global de saúde GSK – GlaxoSmithKline encomendou uma pesquisa para avaliar as percepções da população sobre a vacinação e seu papel na saúde e bem-estar.
Com a pesquisa percebeu-se que antes mesmo da Covid-19, 59% dos brasileiros consideravam importante manter a vacinação em dia, percentual que subiu para 83% após a pandemia.
O quadro de saúde causado pela Covid-19 e o desfecho apresentado após o início da vacinação fizeram aumentar a percepção da população acerca da importância da vacinação, o que certamente se manterá pelos próximos anos.
Cientes desse quadro de evolução do interesse pela vacinação, os grandes players do mercado já começaram a trabalhar com produtos lançados não só para o público infantil, mas também para adolescentes e adultos.
Novas vacinas voltadas para o público adulto serão lançadas nos próximos dois anos, com novas tecnologias na prevenção de doenças importantes.
Infraestrutura e manutenção da clínica de vacinação
Ter uma clínica de vacinação exige uma dedicação extra por parte da gestão, com o apoio importante da área técnica.
A infraestrutura precisa contar com câmaras que mantenham os imunizantes em temperatura constante, preferencialmente com dispositivos de segurança para garantir a qualidade da vacina em caso de queda de energia.
Além disso, embora o gestor não precise ser necessariamente da área da saúde, é necessário o apoio de um profissional da área da saúde. O profissional, embora habilitado, precisará de treinamentos e qualificações constantes, isso porque o calendário de vacinação e a oferta de vacinação costuma sofrer atualizações frequentes tanto no público como no privado.
O profissional da saúde precisará, ainda, atuar como responsável técnico, figura indispensável para abrir uma clínica de vacina. O responsável pode ser médico, farmacêutico, enfermeiro, biomédico ou biólogo.
Por fim, o custo de abertura ainda irá incluir ar-condicionado, maca, uma mesa para realizar atendimento, e a manutenção de um ambiente climatizado, limpo e que atenda à regulamentação de descarte de medicamentos e de injetáveis.
Investimento para ter uma clínica de vacinação
O investimento para abrir uma clínica de vacinas é de aproximadamente R$150 mil, mas vai variar de acordo com o porte, o público e até com a localização.
Porém, independente do investimento, o mais importante é ter um bom planejamento antes de iniciar o negócio e conhecer o mercado no qual você quer investir.
A indústria farmacêutica tem as suas peculiaridades e abrir uma clínica de vacinação apresenta exigências específicas, as quais se não cumpridas tornam inviável a abertura do negócio.
E para saber mais sobre como empreender na área da saúde, acesse aqui o nosso conteúdo com um passo a passo para ajudar você a iniciar esse projeto.