Body:

Pfizer Baby: vacina contra Covid-19 é liberada para crianças entre 6 meses e 4 anos

04/01/2023 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

A coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, aprovou a liberação da vacina contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos. Até então, o imunizante estava disponível apenas para as idades de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade.

Pfizer Baby é como ficou conhecida a versão da vacina cujo nome oficial é Comirnaty, criada pela farmacêutica Pfizer-BioNTech. Ela contém uma dose diferente e adequada especificamente para essa faixa etária.

De acordo com a fabricante, a autorização de uso se apoia no “estudo multicêntrico, realizado em 5 países, e desenvolvido especificamente para o grupo etário pediátrico”. O grupo que participou da pesquisa demonstrou “robusta resposta imune”, com eficácia apontada em 80,3%.

A embalagem da formulação indicada para as crianças menores de 4 anos tem tampa de cor vinho, visando facilitar a distinção. Enquanto isso, o frasco para 5 a 12 anos é laranja, e para maiores de 12 anos, é roxo.

A recomendação do Ministério da Saúde para os municípios brasileiros é escalonar a distribuição, priorizando os indivíduos com comorbidades na primeira fase, e que assim “a vacinação vá avançando à medida que houver disponibilização de vacinas”, segundo diz o documento do PNI.

Além disso, as crianças de 3 e 4 anos de idade que já receberam a primeira dose de Coronavac devem completar o esquema vacinal com a mesma marca.

Também houve mudança no esquema vacinal; a partir de agora, as duas primeiras doses devem ser aplicadas com um intervalo de quatro semanas. Já a aplicação da terceira dose deve ocorrer oito semanas após a segunda.

Onde encontrar

A vacina contra Covid-19 está disponível em postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e em algumas clínicas privadas. Clique aqui para conferir se o seu filho está protegido com o calendário vacinal completo.

Posts relacionados

Vacina inédita para hanseníase será testada no Brasil

A hanseníase, uma das doenças mais antigas do mundo, pode finalmente ganhar uma vacina. A Fiocruz recebeu autorização da Anvisa para testar a LepVax.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 17 de outubro de 2024

Reino Unido inicia desenvolvimento de vacina contra câncer de ovário

Uma nova vacina contra câncer pode estar disponível nos próximos anos. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram o início do desenvolvimento de um imunizante contra o câncer de ovário.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 10 de outubro de 2024

5 coisas que você precisa saber sobre vacina de HPV

Introduzida em 2006, a vacina de HPV passou por extensivos testes antes do lançamento e depois apresentou na prática sua eficácia: diversas regiões viram as taxas de câncer de colo de útero caírem após o início da aplicação do imunizante.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 03 de outubro de 2024