Pfizer Baby: vacina contra Covid-19 é liberada para crianças entre 6 meses e 4 anos

04/01/2023 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

A coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, aprovou a liberação da vacina contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos. Até então, o imunizante estava disponível apenas para as idades de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade.

Pfizer Baby é como ficou conhecida a versão da vacina cujo nome oficial é Comirnaty, criada pela farmacêutica Pfizer-BioNTech. Ela contém uma dose diferente e adequada especificamente para essa faixa etária.

De acordo com a fabricante, a autorização de uso se apoia no “estudo multicêntrico, realizado em 5 países, e desenvolvido especificamente para o grupo etário pediátrico”. O grupo que participou da pesquisa demonstrou “robusta resposta imune”, com eficácia apontada em 80,3%.

A embalagem da formulação indicada para as crianças menores de 4 anos tem tampa de cor vinho, visando facilitar a distinção. Enquanto isso, o frasco para 5 a 12 anos é laranja, e para maiores de 12 anos, é roxo.

A recomendação do Ministério da Saúde para os municípios brasileiros é escalonar a distribuição, priorizando os indivíduos com comorbidades na primeira fase, e que assim “a vacinação vá avançando à medida que houver disponibilização de vacinas”, segundo diz o documento do PNI.

Além disso, as crianças de 3 e 4 anos de idade que já receberam a primeira dose de Coronavac devem completar o esquema vacinal com a mesma marca.

Também houve mudança no esquema vacinal; a partir de agora, as duas primeiras doses devem ser aplicadas com um intervalo de quatro semanas. Já a aplicação da terceira dose deve ocorrer oito semanas após a segunda.

Onde encontrar

A vacina contra Covid-19 está disponível em postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e em algumas clínicas privadas. Clique aqui para conferir se o seu filho está protegido com o calendário vacinal completo.

Posts relacionados

Brasil sai da lista de países com mais crianças não vacinadas

Apesar do quadro local promissor, o relatório da OMS apresentou preocupação com a situação global, que ainda não atingiu o patamar pré-pandemia, registrado em 2019.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 18 de julho de 2024

5 coisas que você precisa saber sobre o sarampo

O sarampo preocupa neste mês de férias escolares e Olimpíadas de Paris. Com maior número de viajantes, o vírus pode voltar a circular no país.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 09 de julho de 2024

Vacinas para viagem: saiba quais destinos exigem e quais documentos levar

Assim como decidir o destino, adquirir as passagens e coordenar as datas, o cuidado com a saúde deve ser planejado com antecedência para evitar surpresas e garantir um passeio tranquilo. As vacinas para viagem, por exemplo, precisam ser tomadas pelo menos 15 dias antes para que tenham tempo de desenvolver a proteção.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 19 de junho de 2024