Entenda tudo sobre a vacina contra a gripe

29/04/2022 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

A vacina contra gripe com as cepas 2022 já chegou nas clínicas de vacinas. E todos os anos surgem dúvidas sobre o imunizante. Em tempos em que falamos muito mais sobre vacinas, e informações são disseminadas, sendo verdadeiras ou falsas, muitas dúvidas surgem quando a campanha de vacinação se inicia.

As questões sobre a gripe não podem ser uma barreira para a imunização. O surto de gripe ocorrido no final de 2021 nos mostrou os prejuízos da baixa cobertura vacinal, situação que não pode se repetir em 2022.

Por isso, a Saúde Livre vai responder nesse artigo as dúvidas mais comuns que estão relacionadas à vacinação.

Fique atento e tire suas dúvidas. 

Quem pode tomar a vacina da gripe?

Na rede particular de vacinação qualquer pessoa pode realizar a vacina a partir dos 6 meses de idade. 

Por outro lado, na campanha da rede pública, em geral, o atendimento é dirigido apenas ao público prioritário, o chamado grupo de risco. E a vacinação na rede pública é efetuada em fases.

Nessa primeira fase estão sendo vacinados idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, que começa dia 02/05, entrarão no grupo prioritário os seguintes públicos:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

Não faço parte dos grupos de risco. Posso/devo me vacinar contra a gripe?

Se você não faz parte do grupo de risco, não significa que está livre de ser acometido pela influenza.

Nesses caso, você pode e deve procurar a rede particular para poder se beneficiar com a vacina contra a gripe e, assim, evitar uma possível contaminação.

Quando tomar a vacina da gripe?

A vacina contra a gripe costuma chegar na rede particular por volta dos meses de março ou abril, e deve ser realizada o mais precocemente possível, evitando possíveis casos de gripe que podem surgir com a chegada do inverno.

A vacina já é realizada nesse período de início de outono, justamente para que possamos estar com sistema imune fortalecido quando os casos de gripe começarem a aparecer com maior frequência. 

Nesse ano a Campanha de Vacinação contra a gripe na Saúde Livre iniciou em março de 2022 e segue a todo o vapor.

Posso tomar a vacina se estiver gripada?

Atualmente, como estamos vivendo muitos casos de COVID-19, o recomendado é que pessoas com quadro de sintomas respiratórios aguardem recuperação completa para realizar a vacina contra gripe, e que não estejam apresentando febre alta e persistente. 

Porque a vacina da gripe precisa ser feita todos os anos?

Os vírus da gripe têm uma grande capacidade de mutação, ou seja, eles se modificam constantemente. Por isso, anualmente a composição da vacina é atualizada, para que possamos nos proteger contra os diferentes tipos de vírus que circulam entre a população. 

Quanto tempo dura o efeito da vacina da gripe?

Este é outro fator muito importante pelo qual a vacina da gripe deve ser feita anualmente.

A vacina contra a gripe possui uma queda gradativa na sua proteção (imunogenicidade), o que pode acontecer após aproximadamente 6 meses da aplicação do imunizante.

Durante o surto ocorrido no fim do ano de 2021 muitos profissionais da saúde indicaram que aqueles que haviam feito a vacina da gripe nos primeiros meses do ano, fizessem uma dose de reforço no período de surto.

Esse cuidado se deu justamente para reforçar o imunogenicidade da vacina.

Posso tomar a vacina da gripe junto com outras vacinas?

A vacina da gripe é de vírus inativado, ou seja, o vírus está morto então não há problema realizá-la concomitante a outras vacinas.

No entanto, é necessário estar atento a eventuais orientações do ministério da Saúde, como por exemplo no caso da vacina contra COVID-19 para as crianças de 5 a 11 anos, que o ministério ainda preconiza um intervalo de 15 dias antes e 15 dias depois para realizar qualquer vacina do calendário. 

Se eu tomar a vacina da gripe, posso beber?

Essa realmente é a pergunta oficial da sexta-feira!

Não há qualquer contraindicação em relação à ingestão de bebida alcoólica depois de aplicada a vacina.

A orientação é de que o consumo seja feito de forma moderada, mas não impede que seja feito depois de efetuada a vacinação.  

Qual a diferença da vacina da gripe da rede pública e da rede privada?

A vacina da gripe da rede privada possui 4 cepas de vírus da influenza, sendo os mais conhecidos e graves o tipo H1N1 e H3N2, sendo esse o responsável pelo surto de gripe fora de época que tivemos no final de 2021, e mais duas cepas do tipo B, que são mais comuns. 

A vacina da gripe da rede pública trabalha com a vacina trivalente, contendo 3 cepas diferentes, e sendo disponibilizada apenas para público específico e de maior risco. 

Indivíduos que receberam uma dose de trivalente neste ano podem receber outra dose com a quadrivalente para ampliar a proteção?

Pode sim! No entanto, é necessário um intervalo de pelo menos 30 dias entre uma dose da vacina trivalente, da rede pública, e a dose da quadrivalente, que está disponível na rede privada de vacinas. 

Quanto tempo após ter tido covid-19 poderá ser aplicada a vacina influenza?

Caso você tenha tido COVID-19, o ideal é que você esteja totalmente recuperado para realizar a vacina da gripe.

A indicação é de que aguarde pelo menos um intervalo de 14 dias depois de não haver mais sintomas da doença.

Gestante pode tomar a vacina contra a gripe?

Pode e deve, a gestante inclusive está no grupo de risco para casos de influenza, tornando-se prioridade na rede pública e privada para realizar a vacina contra a gripe.  

Agora você já sabe um pouco mais sobre a vacina da gripe e já pode se vacinar sem dúvidas, tendo a certeza de que é a melhor opção para você e sua família. 

Procure a Saúde Livre mais próxima de você, e vacine-se!

Posts relacionados
Mamanalgesia

Mamanalgesia: o poder da amamentação durante a vacina

Aliviar o desconforto do bebê na hora da vacinação é o desejo de todos os pais que entendem a necessidade de imunizar seus filhos mas temem a agulha.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 20 de agosto de 2024
Mpox

O que é a mpox? Entenda a doença declarada emergência de saúde pública global

A OMS declarou nesta quarta-feira que a mpox atingiu a categoria de emergência em saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da entidade. A doença requer colaboração para evitar a disseminação do vírus em todo o mundo, que teria potencial para uma nova pandemia.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 16 de agosto de 2024

Vacina contra herpes-zóster pode reduzir risco de demência, mostra pesquisa

Um estudo da Universidade de Oxford, publicado na revista científica Nature Medicine, mostrou que a vacina contra herpes-zóster pode diminuir o risco de desenvolvimento de demência em idosos. A proteção contra doenças degenerativas que afetam as funções mentais chega a 17% nos primeiros seis anos após a aplicação. Em mulheres, o número é ainda maior, com até 23%.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 31 de julho de 2024