Body:

Vacina da Gripe: tudo sobre campanha 2022

29/03/2022 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

A vacina de gripe 2022 já está disponível. Depois do surto de gripe fora de época ocorrido no final de 2021, a expectativa em torno da campanha de vacinação contra a gripe 2022 está altíssima. 

No final do ano houve muita procura para realizar a vacina da influenza que não haviam feito durante a campanha de 2021, o que inclusive deve ter contribuído para a disseminação de casos em tantos estados brasileiros em pleno verão.

Ocorre que, como a vacina foi realizada no final do ano, muitas pessoas estão com dúvida sobre a necessidade de realizar a vacina da campanha de 2022. E a resposta é SIM!!!! A vacina da gripe 2022 precisa ser feita assim que iniciar a campanha.

GRIPE 2022: PORQUE FAZER A VACINA? 

O vírus da influenza sofre mutações todos os anos e, justamente por isso, as vacinas também são diferentes a cada campanha vacinal

A vacina entregue para a campanha de 2022 na rede privada é quadrivalente, composta por quatro cepas de vírus, sendo eles: 

VACINA INFLUENZA 2022  QUADRIVALENTE
A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09 B/Austria /1359417/2021 (linhagem B/Victoria) 
A/Darwin/9/2021 (H3N2) B/ Phuket /3073/2013 (linhagem Yamagata 

A cepa do tipo A H3N2 do subtipo Darwin, foi a que causou os surtos localizados no final de 2021, e estará na composição da vacina de 2022. 

A cepa do tipo B Victoria também mudou de 2021 para 2022. 

Como a influenza é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos quatro subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os imunizantes são atualizados e usados em campanhas de vacinação anuais, geralmente realizadas antes do inverno, quando aumentam os casos de gripe.

As campanhas ocorrem simultaneamente, rede privada e rede pública, tendo uma diferença apenas na composição do imunizante, que na rede pública possui uma cepa a menos (trivalente), e normalmente a vacina é destinada apenas para públicos especiais.  

Na rede privada a vacina está disponível para crianças a partir de 6 meses de idade, não tendo restrição de idade para adultos. 

A VACINA DA GRIPE PODE CAUSAR A GRIPE?? 

A vacina contra a influenza é INATIVADA, ou seja, não pode causar a doença. É comum haver relatos de eventos parecidos com os de um resfriado logo depois de aplicada a vacina. Mas, esses sintomas podem ser de reações que ocorrem após a vacinação e não duram mais de 48 horas normalmente. Os mais comuns são: 

  • Manifestações locais como dor, vermelhidão e endurecimento ocorrem em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas.
  • Manifestações sistêmicas também são benignas e breves. Febre, mal-estar e dor muscular acometem de 1% a 2% dos vacinados. Têm início de seis a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina. Reações anafiláticas são raríssimas.

Saiba mais sobre a vacina navegando pelo nosso site.

Covid-19 e Influenza 

Algumas informações são muito importantes nesse momento de pandemia. 

  • Adultos não precisam fazer intervalo entre a vacina da Covid-19 e as demais vacinas do calendário, incluindo a vacina da Influenza; 
  • Até o momento, ainda é preconizado um intervalo de 15 dias antes e/ou 15 dias após a vacina infantil da Covid-19 e as demais vacinas do calendário, incluindo influenza; 
  • Caso esteja com Covid-19, aguarde a recuperação total do quadro para realizar a vacina da influenza.  

Acompanhe as redes sociais da Saúde Livre e fique informado sobre o início da campanha de vacinação contra gripe de 2022.

Cuide bem de você, e de quem você mais ama! Vacine-se.

Já conhece a nossa clínica virtual? A vacina da gripe já está disponível na Saúde Livre Vacinas, adquira a sua.

Posts relacionados

Vacina brasileira para câncer de próstata é aprovada para ensaios clínicos nos EUA

Uma vacina terapêutica contra o câncer de próstata foi aprovada para estudos clínicos pela FDA, agência reguladora dos Estados Unidos. A vacina foi desenvolvida por pesquisadores de Porto Alegre, onde ela está sendo testada desde 2002.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 07 de novembro de 2024

Vacina inédita contra hanseníase será testada no Brasil

A hanseníase, uma das doenças mais antigas do mundo, pode finalmente ganhar uma vacina. A Fiocruz recebeu autorização da Anvisa para testar a LepVax.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 17 de outubro de 2024

Reino Unido inicia desenvolvimento de vacina contra câncer de ovário

Uma nova vacina contra câncer pode estar disponível nos próximos anos. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram o início do desenvolvimento de um imunizante contra o câncer de ovário.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 10 de outubro de 2024