Body:

A marca da vacina realmente importa?

05/11/2021 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas
[read_meter]

As vacinas são a forma mais eficiente de prevenir doenças infecciosas.

As vacinas funcionam educando o sistema imune. Elas induzem a chamada “resposta de memória específica”, em que as células T e células B (produtoras de anticorpos) são ativadas. Quando o corpo entra em contato com o patógeno (organismo que transmite alguma doença), essa resposta irá proteger o sistema, impedindo que a doença se manifeste de forma grave. Deste modo, o corpo fica imune. 

O desenvolvimento de uma vacina é semelhante ao desenvolvimento de um medicamento. No total, são quatro etapas: pré-clínica e fases 1, 2 e 3

  • Na etapa pré-clínica, a vacina é testada em animais, e então é validada a capacidade de induzir resposta imune protetora e segurança; 
  • Na fase 1, a dose correta, a segurança e a imunogenicidade (a capacidade de uma substância provocar uma resposta imune) da vacina são avaliadas em um pequeno grupo de voluntários/as adultos/as saudáveis; 
  • Já na fase 2, geralmente realizada com mais de 100 participantes, continua-se avaliando a segurança e a resposta imune. 
  • Finalmente, na fase 3, a segurança e efeitos adversos continuam sendo testados e a vacina é administrada em milhares de participantes e comparada com um grupo que não recebeu a vacina, mas apenas um placebo no lugar (uma substância falsa incapaz de produzir efeito fisiológico). Neste momento é determinado se a vacina é eficaz para combater à doença destinada

Durante os ensaios de fase 3 é recomendado que o grupo voluntário e a equipe de cientistas não saibam quem recebeu a vacina ou o placebo, garantindo que os resultados da eficácia não sejam influenciados por quem está avaliando. Essa etapa costuma ser desenvolvida em diferentes países para analisar a resposta em diferentes populações. 

Esse é um processo que costuma ser caro, podendo custar milhões de reais e durar anos até o cumprimento de todas as etapas. Quando a última fase está completa, os resultados são submetidos às avaliações das agências reguladoras de cada país.  

Para certificar a qualidade esperada dos lotes de vacinas, são realizados testes em cada etapa da cadeia de produção

Todas as vacinas são seguras e eficazes. Independente da tecnologia utilizada, esses imunizantes foram testados, tiveram sua eficácia comprovada por meio de estudos, avaliados e reavaliados por cientistas, e são aplicados em larga escala no mundo todo.

Posts relacionados

Vacina brasileira para câncer de próstata é aprovada para ensaios clínicos nos EUA

Uma vacina terapêutica contra o câncer de próstata foi aprovada para estudos clínicos pela FDA, agência reguladora dos Estados Unidos. A vacina foi desenvolvida por pesquisadores de Porto Alegre, onde ela está sendo testada desde 2002.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 07 de novembro de 2024

Vacina inédita contra hanseníase será testada no Brasil

A hanseníase, uma das doenças mais antigas do mundo, pode finalmente ganhar uma vacina. A Fiocruz recebeu autorização da Anvisa para testar a LepVax.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 17 de outubro de 2024

Reino Unido inicia desenvolvimento de vacina contra câncer de ovário

Uma nova vacina contra câncer pode estar disponível nos próximos anos. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram o início do desenvolvimento de um imunizante contra o câncer de ovário.

[read_meter]
Saúde Livre Vacinas, 10 de outubro de 2024