Entenda os objetivos da campanha Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Estatísticas do Câncer de próstata
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Importância da prevenção
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento, visto que ainda há um tabu muito grande a respeito do exame de toque retal.
A detecção precoce do câncer, é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar os homens não somente quanto ao Câncer de próstata, que possui uma estimativa de mais de 65 mil novos casos, e uma taxa de incidência de mortalidade muito alta com mais de 15 mil casos, mas também alertar sobre a saúde do homem como um todo, levando informação, alertando sobre exames, bons hábitos e os benefícios que esse cuidado pode trazer para a população masculina.
Outras formas de câncer que podem atingir os homens e a sua prevenção
É de suma importância não esquecermos de que alguns tipos de HPV têm sido associados com o câncer de pênis e de ânus em homens. O câncer de pênis é menos frequente, mas o câncer de ânus é atualmente quase tão comum em homens e em mulheres que praticam sexo anal, como era o câncer cervical nas mulheres antes de ser introduzido o Papanicolaou. O HPV está relacionado com 90% dos de ânus; 70% dos de boca; e 40% dos cânceres de pênis.
Sabemos que esse cuidado com a saúde não deve ocorrer somente no mês de novembro, mas sim, todos os dias, se conscientizando de que a prevenção é a melhor escolha quando falamos em saúde.